domingo, 5 de setembro de 2010


Universidade Aberta do Brasil-UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 03
Tutor (a) a Distância: Lucicleide Araujo de Souza Alves
Tutora (a) Presencial: Maria Eliana Nobre da Costa

Acadêmico: Elessandro Costa Mendonça

Turma: ARV11

Matricula: 09/0052650

Atividade: Resenha Critica

O Show de Truman

“Show de Truman” do diretor Peter Weir. 1998 – Duração: 102 minutos.
O Show de Truman é um filme que tem como tema central a comunicação, o mesmo faz uma reflexão sobre um direito que todos nós temos, que e a privacidade, mas que infelizmente muitas vezes a mídia acaba nos roubando literalmente. A trama tem como personagem principal Truman, que e um indivíduo totalmente inocente que tem sua vida transmitida ao vivo para os Estados Unidos por meio de um canal de TV a cabo pago, sem o próprio Truman saber, sem mesmo ter conhecimento do acontecido.
Onde na verdade para Truman não haveria interesse nenhum, ao contrário das demais pessoas envolvidas no Reality Show da vida real, onde essas pessoas fazem o possível e o impossível para conseguir a sua produção de alcance da mídia que tanto os buscam. É uma equipe completa, que dispõe até mesmo de falsos amigos, namorada, enfim, dispõe de tudo que um cenário da vida real teria, ferindo a ética profissional, aliás, que ética? Não consigo ver ética numa situação onde a vida de um ser humano é traçada, através dos meios de comunicação sem sua permissão.
Neste filme a mídia tem o papel de manipular a opinião das pessoas. Diante disso, percebe-se uma relação entre os fatos tratados no filme de ficção com a vida real, como por exemplo, os reality shows que as TVs estão produzindo, como “Big Brother Brasil”, onde a vida das pessoas são repassadas ao telespectadores todos os dias, mas com uma diferencia nesses reality, as pessoas sabem que suas vidas estão sendo filmadas e passada ao público em geral. E já o Truman era uma transmissão feita sem se quer o consentimentos do mesmo, era mais voltado para a mídia e para a opinião pública.
Portanto, o filme traz discussões sobre a mídia no século XXI, que procura satisfazer seu ego a qualquer preço, por meio da manipulação e alienação da opinião da sociedade junto à produção feita aos telespectadores pela cobertura da mídia aos fatos ocorridos.

Endereço do blog: http://elessandroarte.blogspot.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário