quinta-feira, 12 de maio de 2011

NARRATIVA CRÍTICA (TARSILA DO AMARAL)

UAB- Universidade Aberta do Brasil
Curso: Artes Visuais
Prof. Dr. Belidson Dias
Disciplina: História das Artes Visuais no Brasil 2
Tutor (a): Renata Silva Almendra
Turma: Arv2_6
Acadêmico: Elessandro Costa Mendonça
Matrícula: 09/0052650
Tema: Narrativa Crítica 2 (Tarsila do Amaral)
Tarauacá-Acre 01/05/2011<

Tarsila do Amaral – (1886-1973)
Este trabalho tem por finalidade articular em narração crítica sobre uma excepcional artista do modernismo brasileiro, que foi com certeza uma grande artista brasileira que deixou saudades com seus maravilhosos trabalhos. Reconhecida não só no Brasil mais no mundo inteiro, através de suas obras realizadas em tons coloridos e obscuros retratando sempre a vida cotidiana do povo brasileiro. Tarsila foi mais que uma artista, a mesma foi uma grande guerreira humilde e cheia de vontade de vencer seus obstáculos.

No entanto Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas modernistas e que soube fazer de suas obras, um grande experimento da vida ao longo de suas vivências com a arte, com obras que chegaram a romper totalmente o passado do academismo, que já tinha uma grande história no Brasil trazida pela corte real e de um Brasil império, que só teve suas transformações feitas a partir do século XIX e do início do século XX, a partir do Mandato Artístico Frances, que teve por parte, uma enorme contribuição na arte Brasileira, e para formação de uma identidade cultural própria deste novo país, um academismo que toava às finalidades da corte e do império com regras e técnicas rígidas. Só então a partir do inicio do século XX, veio um novo estilo artístico, chamado de modernismo que deixou o academista não muito contente por vim este novo estilo que para eles era mais um absurdo, essa forma de pintar; essa era a nova era, a era da arte moderna.
Portanto quando o novo estilo artístico modernista surge, uma das maiores artistas brasileira começa a se destacar como representante neste estilo da arte moderna, chamada de Tarsila do Amaral, que pôde surgir formalmente no mundo da arte, absorvendo assim várias formas de fazer arte, já que a mesma estava destacada no estilo moderno. Só então ela começa a produzir suas obras sempre baseada no estilo expressionista, já que a mesma tinha sempre uma trajetória de vida muito corrida em seus aperfeiçoamentos artístico com os artistas franceses do modernismo de uma forma lógica e particular, buscando todo o conhecimento e aprendizagem necessária de vários movimentos artísticos como o cubismo, futurismo, abstracionismo, entre outros e que na volta para seu país acaba trazendo na bagagem mais conhecimentos ajudando cada vez mais na estabilização deste movimento artístico.
Porém, podemos observar algumas das obras de Tarsila do Amaral como: Retrato de Osvald de Andrade´1923, ´Auto-retrato´ 1924, ´A família´ 1925, `Operários´ 1933, ´2ª. Classe´1933, todas elas são bastante expressiva, demonstrando a realidade da vida cotidiana, o social e situações que pode ser percebida com simplicidade a realidade do povo, e auto-estima da vida pessoal. Dai podemos perceber que a estruturação de suas obras é voltada a nossa realidade, a vida útil do nosso dia-a-dia, passando uma bela lição de um ser social em suas grandes obras propostas em cargo de sua vida artística. Assim como os demais artistas modernistas suas obras apontam para o cenário artístico brasileiro, um sentimento de nação, como as obras que podemos destacar, ´A negra´ 1923, ´Abaporu´ 1928, ´Antropofagia` que foram obras da nova tendência modernista, e de uma grande temática local e própria do povo brasileiro, em suas pinturas práticas e geniais, com traços e cores vivas de muitas misturas oriundas em suas obras, deixando assim a cara do Brasil natural.
Desde então tendo em vista toda a trajetória de uma identidade cultural e artística dessa mestra, a mesma se sensibilizou em desenvolver uma arte renovável tanto na linguagem e na experimentação do passado cultural da vida, explorando cada vez mais os temas nacionais delicado em uma arte consumível, voltada a uma participação clara no movimento Antropofágico e publica bastante marcante, em suas obras, com temas do nosso cotidiano relacionado a vida pessoal de cada povo brasileiro.
Portanto venho aqui expor diante deste pequeno percurso voltado a nossa ilustre Tarsila, uma artista modernista que fez a diferencia na arte moderna no Brasil, sendo uma pessoa de grande significado para a arte brasileira, que sempre seguiu seus passos na arte proporcionando o cotidiano desta nação brasileira, rompendo os estilos impostos e buscando a sua própria identidade cultural, passando a usufruir das belezas e riquezas de nosso pais, buscando sempre a realidade da nossa sociedade, em forma da arte moderna ajudando a nos conectar com o nosso passado, viver o presente e nos propor um toque de imaginar o futuro, assim foi ela, Tarsila do Amaral.

Fonte de pesquisa:
Wikipédia e escritos essenciais da disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário